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Relacionamento com clientes: O verdadeiro diferencial competitivo


Todo empreendedor deveria saber que o seu negócio deve ter o chamado "diferencial competitivo". Ou seja, aquilo que o diferencia para melhor dos seus concorrentes e que será reconhecido e valorizado pelo cliente no momento da escolha.

A partir disso, é muito comum as empresas criarem diferenciais e investirem em comunicação para mostrá-los. O diferencial competitivo deve ser algo que realmente não pode ser copiado por nenhum concorrente. É quando ele beira o intangível, muitas vezes explicável do ponto de vista do cliente apenas com uma frase do tipo: “Não sei, mas eu gosto e me sinto bem consumindo esta marca!”. Em outras palavras, o diferencial competitivo está na essência da Estratégia de Relacionamento da sua empresa com todos os seus públicos.

Mas, para entender como isso funciona de maneira mais prática, siga os passos a seguir:

1 – Responda estas perguntas com muita calma: Qual o propósito da sua empresa/marca? O que está na sua essência? Por que ela existe? Por que ela faz o que faz? Isso é consciente em você e em todos que trabalham na empresa?

Trata-se de coisas mais profundas do que as frases bonitas de missão, visão e valores que ficam no quadro na recepção da empresa.

Sua empresa com certeza tem um propósito e uma essência e talvez as pessoas que trabalham nela só precisem ter consciência disso.

2 – Pense, sinceramente, no seu cliente como uma pessoa com necessidades, vontades e opiniões e não apenas como gerador de faturamento. Coloque-se no papel dele. Traga-o para o centro da sua estratégia de negócios. Se você não conhecer o seu cliente de verdade, nunca conseguirá conquistar seu coração. Faça-o também conhecer e entender o propósito e a essência da sua empresa, pois é isso que, no final, o fará se identificar e dar valor a ela.

Entenda que o relacionamento com o seu cliente começa quando sua empresa passa a existir. Faça então disso um bom relacionamento.


3 – Sua empresa deve ter sempre uma postura verdadeira e íntegra em tudo o que ela faz.

Em outras palavras: não pense apenas nas vendas de curto prazo. Busque vendas sustentáveis e um equilíbrio de fato na relação entre a sua empresa e seus clientes.


4 – Agora é hora de voltar a pensar nos demais conceitos de marketing aprendidos, nas evoluções e adequações dos seus produtos/serviços, nas ações de comunicação etc. A grande diferença é que a mentalidade por trás de tudo será diferente, pois a conscientização gerada nos 3 passos anteriores direcionará naturalmente as escolhas e tudo o que será feito daqui para frente.


E lembre-se que isso não é uma fórmula mágica, portanto, é necessário ter paciência e persistência. Tudo isso dá trabalho e os resultados não devem ser medidos apenas no curto prazo. Fonte: Exame.

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